IBcast estreia programa especial com retrospectiva 2021 e expectativa para 2022

Refis nacional: Câmara aprova projeto para empresas do Simples e MEIs
21 de dezembro de 2021
Um mês de celebração e renovação de forças no Ivo Barboza
24 de dezembro de 2021
Exibir Tudo

IBcast estreia programa especial com retrospectiva 2021 e expectativa para 2022

Na foto, a equipe que participou do podcast, da esquerda para a direita: Will xxx (produção técnica), Paulo César França (debatedor), Larissa Galindo (debatedora), Edna Nunes (apresentadora), Jairo de Brito (debatedor), Ivo Lima (debatedor) e Alexandre Albuquerque (debatedor)
Na foto, a equipe que participou do podcast, da esquerda para a direita: Will Siqueira (produção técnica), Paulo César França (debatedor), Larissa Galindo (debatedora), Edna Nunes (apresentadora), Jairo de Brito (debatedor), Ivo Lima (debatedor) e Alexandre Albuquerque (debatedor)

Era para ser o ano da reforma tributária, mas 2021 não entregou essa expectativa. Nem tantas outras. Um ano desafiador, com perdas e ganhos, derrotas e conquistas. Nesta edição especial do IBcast, o podcast de Direito Tributário do escritório Ivo Barboza & Advogados Associados, cinco advogados tributaristas fazem um panorama do ano que está terminando e debatem o que 2022 pode trazer.

Apesar de reconhecerem que neste ano ocorreram grandes julgamentos com repercussões significativas, os advogados do podcast apontam que o cenário para 2022 não se desenha como favorável a grandes mudanças. O debate no IBcast contou com a participação dos sócios do Ivo Barboza Alexandre Albuquerque e Ivo Lima e dos advogados Jairo de Brito, Larissa Galindo e Paulo César França.

O tema da reforma tributária, que já conta com aprovação na Câmara dos Deputados, foi bastante debatido. Especialmente no que se refere à reforma específica do Imposto de Renda, que para os tributaristas clama por modificações em diversos aspectos. Ponto pacífico entre eles: no atual modelo, a reforma do IR não deveria ser efetivada.

Nesta nossa Retrospectiva 2021 e Expectativa 2022 está em destaque também a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a “Tese do Século”, na qual o ICMS foi removido da base de cálculo do PIS e da Cofins. Esta decisão foi particularmente lembrada pois gerou um rombo de R$ 358,1 bilhões nos cofres da União, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT).

Outro tema da conversa foi a transformação dos escritórios de advocacia com a necessidade de políticas de distanciamento social e a adaptação ao regime híbrido de trabalho. No escritório Ivo Barboza, que tem sede no Recife, o trabalho remoto tem sido um sucesso do ponto de vista operacional, com uma transição focada no bem estar da equipe e na produtividade.

Dando um um pequeno spoiler da parte de expectativa podcast: é consenso que para 2022 a expectativa é de pouca concretização de iniciativas tributárias. Mas isso não significa que não haverá avanços.

O IBcast Retrospectiva/Expectativa está disponível no Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts, Anchor e outras plataformas de streaming. Ouça aqui no Spotify!


Conheça os advogados que participaram do IBcast


 

Alexandre Albuquerque

É sócio do Ivo Barboza. Graduado em administração e ciências contábeis, pela UFPE, e em Direito pela Unicap. Tem pós-graduação em Direito Tributário pela Unicap e em Direito de Energia elétrica pela Universidade Cândido Mendes. Foi auditor do tesouro estadual, secretário executivo de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco e presidente do Complexo Industrial e Portuário de Suape.


 Ivo Lima

Sócio do Ivo Barboza, é graduado em Direito pela AESO – Faculdades Integradas Barros Melo e graduando em Ciências Contábeis pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). É pós-graduado em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET).

 

 

 


Larissa Galindo

É formada em Direito e pós-graduada em Direito Tributário pela Universidade Federal de Pernambuco.

 

 

 

 


Paulo César França 

É graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Olinda, com pós graduação em Processo Civil na Unicap e em Processo Tributário, Direito Tributário e Gestão Corporativa na UFPE.

 

 


Jairo de Brito

Graduado em Direito pela UFPE, com pós-graduação em Direito Tributário pelo IBET – Instituto Brasileiro de Estudos Tributários.

 

 

 

 

 


O IBCast especial retrospectiva 2021 e Expectativa 2022 contou com roteiro, produção e apresentação da jornalista Edna Nunes, com assistência de produção e revisão de Maria Carolina Santos e produção técnica e edição de Will Siqueira.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *