Escritório Ivo Barboza promove cursos na área de controladoria jurídica

O papel da controladoria jurídica dentro dos escritórios de advocacia e departamentos jurídicos
14 de setembro de 2021
CLOC e a importância das operações legais nos escritórios e departamentos jurídicos
16 de setembro de 2021
Exibir Tudo

Escritório Ivo Barboza promove cursos na área de controladoria jurídica

O escritório Ivo Barboza & Advogados Associados ofereceu recentemente dois cursos online, dentro do programa Aprender +. O primeiro foi “Melhores práticas de controladoria jurídica”, voltado para a equipe da área de controladoria do escritório. Em seguida, todos os funcionários participaram do curso “Gestão de tempo e foco”. Ambos os treinamentos foram ministrados pela consultora Samantha Albini.

Para Samantha, o escritório que busca cursos na área de Controladoria Jurídica está à frente do mercado, pois entende a importância desta ferramenta para a gestão jurídica atual. “O mercado jurídico brasileiro vive um momento de grande transformação, no qual os escritórios que estão acompanhando as tendências compreendem que profissionalizar sua gestão não é mais um plus, mas sim uma necessidade para manter sua vantagem competitiva. E, sem dúvida, a Controladoria Jurídica, juntamente com as demais duas ferramentas da Tríade da Gestão dos Serviços (Software de Gestão e Manual de Rotinas, Fluxos e Procedimentos), é ferramenta essencial para o sucesso de um escritório jurídico”, diz.

A consultora Samantha Albini

O resultado desse aprimoramento no escritório se reflete no cliente final. Samantha pontua que o cliente recebe muito mais segurança, agilidade e qualidade na gestão dos seus casos, propiciando resultados jurídicos muito melhores, em todos os sentidos.

A consultora também explicou que a controladoria ainda é um grande desafios dos escritórios de advocacia, porque implica em uma mudança de mentalidade. “E às vezes até de cultura, passando de uma cultura de gestão não profissional (por vezes chamada de caseira, intuitiva, artesanal, familiar) para uma gestão profissional, na qual o escritório é realmente encarado como uma empresa. Mudanças por si só sempre causam certa dificuldade, já que implicam em sair da inércia. E quando se trata de mudar a forma como conduzimos as atividades no dia-a-dia do escritório é mais difícil ainda. Entretanto, para os escritórios que se apoiam em cursos e consultorias especializados em gestão jurídica, tudo fica mais fácil e seguro”, pontua.

Responsável pela área de controladoria jurídica do IB, a advogada Gleicy Lima Tiso, pós graduanda em gestão de escritórios e departamentos jurídicos, reforça que a cultura do aprendizado está nas raízes do escritório. “Estamos sempre de olho nas melhorias contínuas do setor e do escritório como um todo. O curso foi satisfatório também porque entendemos a importância da informação, do treinamento e do desenvolvimento de todos que fazem o escritório Ivo Barboza. Entendendo que quanto mais estudamos e quanto mais informação sobre a nossa área de atuação melhor será o nosso resultados e a satisfação do cliente”, afirmou.

Gleicy também adiantou que a intenção é fazer atualizações permanentes na área de controladoria jurídica. “Dentro do escritório, entendemos a importância do aprendizagem de forma coletiva e assim, os cursos dentro do programa Aprender + se coadunam com o nosso jeito de fazer o escritório Ivo Barboza, com um ambiente de aprendizado constante e para todos. Sendo mais um estímulo, mais uma motivação para todos trabalharem em conjunto e agregando valor ao trabalho desempenhado”, explicou.

Funcionários aprovam cursos

Fernanda Margarida destacou diferencial inovador dos cursos

Advogado da controladoria, Bruno Cavalcanti destaca que a equipe sempre está atenta às atualizações e aos novos métodos. “Já que a controladoria é ponto de partida e ponto final dos prazos, devemos sempre estarmos organizando o nosso dia a dia, visando sempre entregar com celeridade e qualidade as atividades. O curso trouxe várias dicas para melhor organizar tempo e onde podemos melhorar o fluxo”, considerou.

Para a assistente administrativo Fernanda Margarida, também da controladoria, os cursos aperfeiçoam ainda mais a técnica, preparando o profissional para exercer com mais habilidade suas funções. “No setor de controladoria jurídica já vivenciamos em nosso cotidiano algumas das práticas destacadas, porém, com um diferencial inovador, a chamada metodologia ágil de gestão”, disse. Entre os pontos destacados pelos participantes dos cursos estão técnicas para mensuração do tempo destinado às atividades, feedbacks compartilhados com a equipe e maior engajamento, o que leva a uma produtividade ainda maior.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *